Tremor de terra de magnitude 1.6 mR é registrado em cidade do interior da Bahia

Segundo a Centro de Sismologia da USP, não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos.

21 de agosto de 2020

O tremor aconteceu na cidade de São Félix, no recôncavo da Bahia

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o tremor de terra ocorrido no recôncavo da Bahia, na quarta-feira (19). Segundo o centro, o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix e teve magnitude de 1.6 mR.

Nas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, moradores de Cachoeira, cidade vizinha a São Félix, relataram que sentiram o tremor e se mostraram apreensivos com a situação.

De acordo com o Centro de Sismologia, o fenômeno foi registrado aconteceu às 18h51, em São Félix, em 2 estações sismográficas da RSBR e foi localizado com a ajuda de pessoas que sentiram o tremor e mandaram relatos para eles.

O centro esclareceu que tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar. “Normalmente, não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto a população”.

Segundo a Centro de Sismologia da USP, não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. O instituto disse que, geralmente, são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre.

A secretária de Educação de Cachoeira, Ana Luiza Marques, conta que não sentiu o tremor, mas de acordo com relatos de conhecidos, as pessoas que estavam no centro da cidade, em uma localidade conhecida como Ladeira da Cadeia, sentiram.

O engenheiro agrônomo Carlos Lobo, de 65 anos, que mora na Ladeira da Cadeia, disse que ouviu um estrondo entre 18h30 e 19h. Vizinhos contaram ainda os móveis chegaram a balançar dentro das casas. Apesar de rápido, as pessoas se assustaram.

Info: G1

COMPARTILHE:


COMENTE: