O Plano de Turismo Criativo do Recife serve como balizador para o segmento e foi cocriado pela gestão municipal conjuntamente com a sociedade civil e entidades que atuam com o turismo criativo.
No Dia Mundial do Turismo, celebrado na última terça-feira, 27 de setembro, a Prefeitura do Recife realizou uma entrega importante para o setor: o Plano de Turismo Criativo do Recife, um documento que guiará a construção de políticas públicas voltadas para a área no período de 2022 a 2024.
O lançamento, feito pelo prefeito João Campos, ocorreu na Galeria Arte Plenna Multicultural, localizada no bairro do Rosarinho, e reuniu o trade turístico e profissionais diretamente ligados à cadeia produtiva. Além do Plano, a PCR também fez um receptivo no Aeroporto Internacional do Recife, no Marco Zero e na Pracinha de Boa Viagem, e entregou 11 placas de sinalização turística em territórios criativos. A placa instalada no Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão, em Água Fria, foi descerrada pelo prefeito.
“A gente lança mais um plano do Turismo Criativo da cidade. O Recife foi pioneiro, lá atrás, por ser a primeira capital a fazer isso. E agora a gente consegue lançar o plano para o novo biênio. O turismo criativo, a economia, a cidade, as pessoas, não apenas nos tradicionais pontos do turismo mas onde tem a efervescência da vida da nossa gente, nas comunidades, nas atividades culturais de cada bairro, na vida da cidade. Então a gente tem uma rede de turismo criativo muito forte no Recife”, afirmou João Campos.
Na capital pernambucana, o viajante consegue se sentir parte da cidade, vivenciando a rotina diária dentro de uma escola de samba até eclodir o Carnaval, do bordado dos figurinos aos ensaios carnavalescos; da produção da alfaia ao desfile das nações de Maracatu; da mariscada empratada ao preparo minucioso do prato. Recife proporciona experiências únicas em que o turista se sente morando na cidade, com passeios turísticos de bicicleta, barco, a pé e ônibus. Roteiros que fogem do senso comum, que agregam história às peculiaridades da cultura local.
O Plano de Turismo Criativo do Recife serve como balizador para o segmento e foi cocriado pela gestão municipal conjuntamente com a sociedade civil e entidades que atuam com o turismo criativo. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade, fomentando políticas públicas essenciais para o setor e estará disponível no Portal de Turismo do Recife (visit.recife.br).