Nas últimas semanas foram relatados queda de energia em cidades do litoral-oeste, litoral-leste, Grande Fortaleza e interior do estado. Em todos os casos, a Enel Distribuição Ceará diz que 'técnicos da companhia trabalham para normalizar o fornecimento'.
Foto: reprodução
Quedas de energia elétrica são registradas com frequência em todo o Ceará nas últimas semanas e os prejuízos contabilizados em razão da interrupção no fornecimento de energia são grandes, chegando a mais de R$ 30 mil reais em alguns casos, conforme relatam empresários.
Na véspera do Réveillon, comerciantes reclamaram de oscilação de energia em Icaraí de Amontada, no litoral-oeste. Por conta do problema, muitos turistas cancelaram as reservas, deixando prejuízos.
À TV Verdes Mares, a dona de um estabelecimento que prefere não ser identificada disse que os freezers não estão gelando e que há risco de mais prejuízos. Muitos clientes pediram ressarcimento do dinheiro.
Segundo ela, a oscilação acontece desde a noite de sábado (30):
“Muito transtorno porque com a energia oscilando, o risco de queima de eletrodomésticos é bem maior. Corre o risco de eu perder todo o investimento que fiz para o feriado. Meu estabelecimento é um bar, então tenho festa. Em todo feriado grande (isso acontece)”, relatou. “Já tive que cancelar algumas reservas. Muitos turistas já saíram do local”, lamentou.
Ainda conforme a empresária, a mesma oscilação de energia a fez perder uma cervejeira ano passado.
Já uma turista que alugou um chalé na região para virar o ano com a família, disse que precisaram dormir na varada, em colchões infláveis, já que o ar-condicionado não estava funcionando.
“Pagando R$ 7.000 para aproveitar o ano novo e infelizmente hoje estamos dormindo em colchão inflável na varanda com as muriçocas”.
Sobre o problema ocorrido em Amontada, em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que técnicos da companhia trabalharam para normalizar o fornecimento de energia na localidade, realizando a substituição de um transformador que atende à região.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as concessionárias de energia elétrica podem ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.
Em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma moradora disse que desde do dia 29 de dezembro há oscilação de energia no condomínio. Por conta do problema vários aparelhos eletrônicos estão danificados.
“Falta de energia no Porto das Dunas ocorre desde dia, 29 caindo direto e queimando aparelhos, aqui no condomínio Golf Villa Resort e Residence. Cai energia direto. O Porto das Dunas está um caos”, disse.
Info: G1