Pirola, nova linhagem do coronavírus, é identificado em Pernambuco

Em meio ao aumento no número de casos de Covid-19 em Pernambuco, uma nova linhagem do novo coronavírus foi identificada no estado.

28 de dezembro de 2023

Reprodução

Em meio ao aumento no número de casos de Covid-19 em Pernambuco, uma nova linhagem do novo coronavírus foi identificada no estado. Nomeada como Pirola, ela foi descoberta pela Frente de Vigilância Genômica de SARS-CoV-2 do Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, nesta quarta-feira (27).

Os estudiosos identificaram esta nova linhagem por meio do sequenciamento genômico, que é feito a partir de uma amostra do vírus, removendo o material genético de outras moléculas. Foram colhidas amostras de pacientes das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista e Salgueiro.

A pesquisa analisou 46 exemplares para o sequenciamento, dentre os quais se conseguiu obter 30 genomas com uma taxa de cobertura superior a 90% de qualidade. Todos os genomas foram reconhecidos como pertencentes às linhagens e sublinhagens da Ômicron (B.1.1.529-like e BA-like), que correspondem ao genoma Pirola.

Para o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Paiva, o surgimento desta linhagem em Pernambuco é mais uma prova do aumento de casos no estado.

“Recebemos um conjunto de amostras do Lacen-PE (Laboratório Central de Pernambuco) e, ao processar, foi identificada a circulação de uma nova linhagem, uma subvariante da ômicron conhecida como Pirola, que está em circulação aqui no Estado. Ela foi detectada em uma amostra coletada no dia 12 de dezembro”, disse.

 

COMPARTILHE:


COMENTE: