Lula lança programa para reforma agrária em meio a ocupações do MST

Declaração foi dada durante o lançamento, no Palácio do Planalto, da nova estratégia para assentar mais famílias agricultoras. Ação ocorre em momento de vários registros de ocupações do MST pelo país.

15 de abril de 2024

Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (15) que quer mostrar para o Brasil quais terras podem ser utilizadas para a reforma agrária”sem muita briga”.

Por isso, Lula afirmou que pediu ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para fazer um levantamento de todas terras que poderiam ser usadas para essa finalidade.

A declaração foi dada durante o lançamento, no Palácio do Planalto, da nova estratégia para assentar mais famílias agricultoras.

“Eu pedi ao Paulo Teixeira que fizesse um levantamento, com a ajuda dos governadores, com as secretarias que cuidam das terras em cada estado, com o pessoal do Incra estadual para a gente ter noção de todas as terras que poderiam ser disponibilizadas para assentamento neste país. Isso não invalida a continuidade da luta pela reforma agrária. Mas o que nós queremos fazer é mostrar aos olhos do Brasil o que a gente pode utilizar sem muita briga. Isso sem querer pedir para ninguém deixar de brigar”, disse o presidente.

O presidente também afirmou que essa é uma “forma nova” para enfrentar um “problema velho”.

“Agora, é a gente distribuindo as terras adequadas para as pessoas adequadas que necessitam produzir. (…) Eu estou dizendo isso porque depois de você fazer o assentamento tem uma tarefa que é tão ou mais importante do que dar terra, que é torná-la produtiva e torná-la atraente para que as pessoas continuem morando na terra e tendo nela uma razão de viver”, afirmou Lula.

Na ocasião, o presidente assinou um decreto que cria o programa “Terra da Gente” e entregou um título de terra a uma moradora da Bahia.

Segundo o governo, essa entrega representa 32 títulos a serem entregues pelo Incra no mesmo assentamento.

Info: G1

COMPARTILHE:


COMENTE: