Governo decreta situação de emergência em mais da metade das cidades do Piauí

Ao todo, o novo decreto inclui 129 municípios. Anteriormente, eram 82, o que resulta em um aumento de 47 cidades.

7 de abril de 2025

Reprodução

O Governo do Piauí decretou situação de emergência em mais da metade das cidades do estado. O último decreto de emergência em razão a seca aconteceu em janeiro, em uma estiagem que dura nove meses. Ao todo, o novo decreto inclui 129 municípios. Anteriormente, eram 82, o que resulta em um aumento de 47 cidades.

Um dos novos municípios inclusos é Santa Cruz dos Milagres, que fica a 182 km de Teresina. A cidade vive uma situação que para muitos não tem explicação. Ainda fevereiro deste ano, sofreu com problemas com a chuva e o enfrentamento da enchente do Rio São Nicolau – que corta o município -, mas hoje, entra no mapa da estiagem.

Essa estiagem preocupa agricultores que acabam dependendo da chuva para poder plantar e se alimentar. A terra é um dos únicos recursos que muitos sertanejos têm, e sem chuva, esse recurso não gera vida.

O novo decreto foi publicado na noite da quinta-feira (3). De acordo com a Defesa Civil do Piauí, a decisão levou em consideração a irregularidade das chuvas e a redução dos volumes hídricos.

Segundo o diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), José Inácio Sobrinho, a previsão é que as chuvas fiquem abaixo da média nos meses de março, abril e maio.

“Esse decreto possibilita que os municípios afetados solicitem recursos federais para ações emergenciais, com destaque para a contratação de serviços de abastecimento de água por meio de carros-pipa”, explicou.

 

“Embora o uso de carros-pipa seja uma medida paliativa essencial em situações de emergência, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, também atua no planejamento de soluções estruturais de engenharia hídrica. O objetivo é reduzir progressivamente a dependência desse tipo de atendimento, garantindo segurança hídrica de forma mais permanente às populações afetadas”, completou.

A Defesa Civil do Piauí informou que para assegurar o abastecimento de água à população afetada, conta com a Operação Carro-Pipa, que possui 152 veículos em atividade. Desse total, 66 são mantidos com recursos estaduais, enquanto 86 operam com recursos federais.

COMPARTILHE:


COMENTE: