Neste mês de outubro, a companhia terá 104 decolagens por semana ligando a capital cearense a nove destinos nacionais.
Após cerca de um ano e meio de fortes impactos decorrentes da pandemia, a aviação civil inicia um processo de recuperação nesta alta estação do turismo cearense. Apostando nas viagens a lazer, a Gol Linhas Aéreas está fortalecendo as operações no Nordeste e aumentando o número de voos em Fortaleza em quase 54% até janeiro de 2022.
Neste mês de outubro, a companhia terá 104 decolagens por semana ligando a capital cearense a nove destinos nacionais. O número de operações irá saltar para 160 por semana, conectando Fortaleza a dez aeroportos.
Com o incremento de voos, o número de assentos disponíveis passará de 20,2 mil neste mês para 28,4 mil em janeiro de 2022.
O vice-presidente Comercial, de Marketing e Clientes da Gol, Eduardo Bernardes, aponta que o reforço da malha aérea no Estado faz parte da recuperação das operações da companhia, que devem fechar o ano entre 85% e 90% do que era antes da pandemia.
Embora os voos estejam sendo retomados, as operações são desenhadas de forma diferente. Bernardes explica que, com a retração do segmento corporativo em razão da pandemia, as viagens de lazer são a nova aposta para esta recuperação, o que coloca o Nordeste sob os holofotes.
“Como essa parcela de clientes (de negócios) reduziu muito, toda vez que a malha aérea foi crescendo foi para destinos um pouco mais de turismo. E aí o Nordeste passou a ter uma representatividade maior dos voos. Imagina que antes da pandemia o Nordeste representava pra gente de 25% a 30% dos voos, durante a pandemia tem representado 50%”, ressalta.
A volta dos voos entre Fortaleza e Paris pela Air France-KLM no próximo dia 22 de outubro é outro motivo para a Gol reforçar o banco de conexões na Capital, de forma a atender passageiros que chegam ao Brasil através do Ceará, assim como brasileiros que escolhem o Estado como porta de saída do País.
“É o mesmo nível de alimentação da pandemia? Ainda não, porque o mercado ainda não se recuperou, mas a tendência é de que a gente volte a desenvolver as conexões para garantir o sucesso dessa operação”, pontua Bernardes.
O vice-presidente da companhia ainda revela que a empresa tem a intenção de continuar fortalecendo destinos regionais e a conectividade dentro do próprio Nordeste.
Um dos investimentos nesse sentido é a parceria com a Voepass para atender destinos da chamada Rota das Emoções, que inclui Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI) e Barreirinhas (MA). As operações foram anunciadas no último mês de agosto e devem ter início em dezembro.
“É mais um investimento que a gente está fazendo em parceria para que a gente possa aproveitar mais o potencial turístico da região inteira”, afirma Bernardes.
Info: Diário do Nordeste