Ao menos 12 ministros do Brasil estarão presentes na COP 28

Conforme informado pelo Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 2,4 mil brasileiros se inscreveram para participar da COP 28.

27 de novembro de 2023

Reprodução

Neste ano, o Brasil enviará a maior delegação já registrada a uma Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC). Conforme informado pelo Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 2,4 mil brasileiros se inscreveram para participar da COP 28. O evento ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Além disso, dentre esses participantes, cerca de 400 são do governo.

A comitiva oficial do Brasil contará com a presença de, pelo menos, 12 ministros de estado, incluindo a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além disso, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estará presente no evento, participando entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. Mas, vale ressaltar que a delegação brasileira será composta por empresários, cientistas, ativistas e políticos.

O embaixador André Aranha, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, destacou, durante uma coletiva de imprensa no Ministério das Relações Exteriores, que será realizado um esforço para acomodar o maior número possível de participantes, considerando a magnitude da comitiva.

“Eu participei de algumas COPs anos atrás. Havia uma cultura de que a delegação do Brasil atendia todos os brasileiros que quisessem fazer parte. Antes a delegação do governo tinha mais pessoas de fora do governo do que de dentro do governo. Como vocês sabem, eu acho o máximo o Brasil integrar todo mundo. Quando se tem o empresariado entendendo como o Brasil está, é algo que ajuda imensamente. Que seja o empresariado, os cientistas, o governo local”, destacou o embaixador.

COMPARTILHE:


COMENTE: