O selo confere reconhecimento a atividades turísticas seguras e empenhadas no combate à Covid-19.
Alagoas lidera a emissão de selos “Turismo Responsável” do Ministério do Turismo no Nordeste. O estado ultrapassou a Bahia e conta, atualmente, com 1.784 selos conquistados, ocupando ainda a quinta posição em emissão de selos no Brasil. O selo confere reconhecimento a atividades turísticas seguras e empenhadas no combate à Covid-19.
Segundo o coordenador regional do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) em Alagoas, José Valdiron Tavares de Lira, o selo mostra para os visitantes que Alagoas é um destino apto a receber visitantes, uma vez que implementa medidas sanitárias de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.
“Quando um estabelecimento recebe o Selo de Turismo Responsável, significa que ele está apto a atuar durante a pandemia da Covid-19. O selo é um reconhecimento e mostra que o local é seguro e está tomando todas as medidas de proteção e higienização para receber visitantes”, pontua.
Em Alagoas, os guias de turismo encabeçam a lista de atividades do segmento turístico com maior número de selos, sendo 360 recebidos. Restaurantes, cafeterias, bares e similares vêm logo em seguida, contabilizando 332. Meios de hospedagem possuem 324 certificações e agências de turismo, 304.
Entre as atividades turísticas aptas a receber o selo, estão os meios de hospedagem, agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais de convenções; feiras, exposições e similares; empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos; casas de espetáculos; guias de turismo, entre outros.