Nordeste lidera ranking de atividade econômica do país, diz pesquisa

A região retorna, desse modo, ao patamar apresentado em março de 2015, última vez em que o Nordeste superou as demais.

13 de junho de 2024

Reprodução

Segundo o índice de atividade IBCR-NE do Banco Central, a economia nordestina avançou 3,2% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, superando o índice nacional de 1% de crescimento.

A região retorna, desse modo, ao patamar apresentado em março de 2015, última vez em que o Nordeste superou as demais. Aparecem, em seguida, as regiões Norte e Sudeste, ambas com índice de 3,1%, e Sul, com elevação de 1,4%. O Centro-Oeste não apresentou aumento da atividade econômica no período.

Conforme análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que é o setor de pesquisa do Banco do Nordeste, a atividade econômica nordestina no início do ano foi favorecida pelo avanço nas áreas de Comércio e Serviços.

Na última quarta-feira (12), o BN divulgou balanço ressaltando o aumento de 47% no volume de recursos aplicados pela instituição em ambos os setores econômicos. O valor passou de R$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre de 2023 para R$ 2,8 bilhões no mesmo período de 2024.

Entre os estados do Nordeste, o Ceará apresentou o maior crescimento (4,4%), em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o Etene, o aumento na economia cearense decorre principalmente dos avanços no volume de vendas do comércio varejista (9,1%).

A Bahia apresentou elevação de 3,1% no índice de atividade estadual, enquanto Pernambuco apresentou crescimento de 2,5%, pela ótica do índice de atividade econômica do Bacen.

COMPARTILHE:


COMENTE: