Nordeste tem 25 notas mil na redação do Enem 2023

Durante a coletiva de imprensa sobre os dados da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a participação dos estudantes da rede pública.

16 de janeiro de 2024

Foto: reprodução

No Nordeste, destacou-se o desempenho excepcional de 25 estudantesque alcançaram a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Essa conquista representa impressionantes 41,6% das notas mil em todo o país. Os estados mais proeminentes nesse feito foram o Piauí e o Rio Grande do Norte, ambos com 6 estudantes atingindo a pontuação máxima na redação. As provas foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, com reaplicação em 12 e 13 de dezembro.

Nesta terça-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados, revelando que, dos 60 candidatos que obtiveram a nota máxima na redação, quatro provenientes da rede pública de ensino. Esse número representa um aumento notável em relação a 2022, quando apenas 18 redações alcançaram a pontuação máxima. As notas individuais dos participantes estão acessíveis desde as 10h30 na Página do Participante, possibilitando que cada candidato analise seu desempenho de maneira detalhada.

Durante a coletiva de imprensa sobre os dados da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a participação dos estudantes da rede pública. Além disso, ele anunciou um estímulo adicional para os candidatos que realizarem o Enem. Como parte da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça-feira, será destinado um valor para incentivar ativamente a participação dos candidatos no exame.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil,por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Info: MEIO NORTE

COMPARTILHE:


COMENTE: