Mudanças começaram a valer nesta quinta-feira (13). Exame RT-PCR deve ser feito até, no máximo, 48 horas antes do embarque para a ilha, além de ser necessário apresentar carteira de vacinação.
Para entrar em Fernando de Noronha , moradores, turistas e profissionais que trabalham no local precisam apresentar, a partir desta quinta-feira (13), o exame RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19, feito em até 48 horas antes do embarque. Além disso, o uso de máscara de proteção voltou a ser obrigatório na ilha.
Na entrada em Noronha, também é obrigatório apresentar, ainda, a carteira digital de vacinação para comprovar duas doses de qualquer um dos imunizantes aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive o da Janssen. Essa medida não é válida para crianças.
Essa decisão do governo de Pernambuco foi anunciada no dia 6 de janeiro. O objetivo das medidas é possibilitar mais segurança para moradores, turistas e trabalhadores em meio ao aumento no número de casos da doença no Brasil e o avanço mundial da variante ômicron.
Com o retorno da obrigatoriedade, a máscara volta a ser exigida em todos os ambientes da ilha. Em Fernando de Noronha, o uso de máscara de proteção estava liberado em espaços públicos ao ar livre desde 17 de novembro de 2021. A ilha foi o primeiro lugar de Pernambuco a liberar o uso de máscara em ambientes abertos.
Na ocasião, o governo estadual explicou que a liberação foi possível após todos os adultos de Noronha receberem as duas doses da vacina contra a Covid-19 e diante da necessidade de os turistas comprovarem a imunização para desembarcar na ilha.
Quem tiver dúvidas sobre o protocolo de entrada em Noronha pode entrar em contato com a equipe de Vigilância em Saúde da ilha, pelo WhatsApp, nos números (81) 98494-0313, (81) 98494-0520 e (81) 99488-4366. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Info: G1